19/04/2012

Dia do Livro Infantil

       
       A Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João promoveu um evento com os estudantes e toda a equipe escolar, com a finalidade de comemorar do dia do livro e fazer uma homenagem a Monteiro Lobato visando despertar o gosto pela leitura.
      A Diretora Sonia Aparecida fez a abertura do Evento destacando que pesquisas do mundo todo mostram que a pessoa que lê é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.
      Foram realizadas diversas atividades: Apresentações teatrais, contação de histórias, fábulas, poemas, exposição de trabalhos, livros de literatura e roda de leitura.
      A escola desenvolve o Projeto Formando Leitores, durante o ano letivo com uma proposta de trabalho interdisciplinar com ênfase na ampliação da competência leitora com intenção de irradiar o gosto pela leitura nos estudantes.

PROJETO BULLYING

 PROJETO: BULLYNG NÃO, CULTIVE A PAZ.

Os estudantes da Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João realizaram atividades sobre o Projeto Bullyng Não, Cultive a Paz. Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, quedevem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização enquanto cidadão, demonstrando acima de tudo a importância doamor. Foram realizadas várias atividades em sala de aula: charges, cartazes, mensagens, leitura sobre o tema culminando comuma peça de teatro ''Eu quero amar “ organizadapelo professor de Arte Michel.
















16/04/2012

A ALEGRIA DO CIRCO CHEGOU À ESCOLA


    Com a finalidade de realizar atividades lúdicas para desenvolver nos estudantes o desejo de conhecer e valorizar a arte circense, a Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João comemorou o Dia do Circo com um espetáculo que proporcionou a interação entre professores e estudantes. 
       A professora de Arte Simone e o professor de Educação Física Emerson organizaram, com os estudantes apresentações de mágicas, palhaços, brincadeiras e danças.


15/04/2012

FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIO QUE VALE A PENA

1º ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS DE 2012

           A Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João realizou nos dias 29 de março e 03 de abril de 2012 encontro com as famílias como finalidade fortalecer a parceria entre a família.
          O trabalho foi realizado em pequenos grupos para melhor atender a família e construir um vinculo afetivo de integração e reflexão entre a família e a equipe escolar. 
         A diretora da escola Sonia Aparecida iniciou com uma dinâmica para refletir sobre a importância da união entre a escola e a família, também foi apresentado um vídeo sobre a importância dos pais acompanharem os seus filhos no dia-a-dia da escola, a necessidade de incentivar a leitura e a importância da família estar sempre presente na escola acompanhando o desempenho do estudante. 
         Aproveitando o momento os professores apresentaram sua proposta de trabalho e combinados entre professor, aluno e família. Na oportunidade foram entregue as famílias o uniforme e o kit escolar enviado pelo governo do estado nos quais proporcionará aos educandos melhor desenvolvimento do ensino e da aprendizagem e também incentivando - os à permanência na escola. Foi apresentado o programa “Além das Palavras de Português e Matemática” e o lançamento do “Projeto Tosco” que tem como objetivo de incentivar a leitura e combater a violência e agressividade na escola.



04/04/2012

1ª ETAPA DA FORMAÇAO CONTINUADA



          A Escola Estadual Tenente AviadorAntonio João no dia 30 de março de 2012 promoveu a1ª etapa de formação continuada orientada pela SED.
O tema abordado foi “Concepção deCurrículo”, cujos textos fazem parte do Referencial Escolar da Rede Estadual deEnsino do MS.
     A capacitação ocorreu nos dois turnos no período matutino evespertino, foi organizado momentos de leitura, reflexão e debate entre oseducadores. Durante os estudos foram destacados alguns pontos importantes: o currículoextrapola o fazer pedagógico adota uma didática interdisciplinar, transversalseguindo os eixos temáticos numa metodologia contextualizada.
    O papel do professor é mediar a construção do processo deconhecimento e desenvolver situações de aprendizagem significativa.
Esse dia veio de encontro com um anseio do corpo docente em estudar, refletir e trocar experiências. Foi observado que os educadores demonstraram bastante entusiasmo em prosseguir coma formação continuada para fortalecer o trabalho pedagógico garantindo a todos uma educação para o sucesso.